Jornada de Compra: descubra o que é e como pode ajudar seu negócio - UserLeads
Search

Jornada de Compra: descubra o que é e como pode ajudar seu negócio

Jornada de compra é um modelo usado para definir o estágio que um potencial cliente está ao longo do processo de compra. Conhecida como Buyer’s Journey, a jornada de compra tem 4 etapas: aprendizado, reconhecimento, consideração e decisão.

Jornada de Compra do Cliente é um termo utilizado para nomear o conjunto de etapas do processo de compra do cliente. Ela é, em resumo, um mapa descrevendo cada estágio onde o cliente se encontra. Você também pode encontrar ela como Buyer’s Journey em inglês.

Basicamente uma jornada de compra é vista em 4 etapas: aprendizado, reconhecimento, consideração e decisão.

Você gostaria de entender melhor sobre a jornada de compra? Continue lendo os próximos parágrados:

O que é a jornada de compra?

A jornada de compra é um modelo de visualização dos estágios de compra de um consumidor.

Ela aponta de forma clara como o cliente está se comportando em cada estágio. E através dela é possível direcionar as estratégias digitais para conduzir o cliente para os estágios seguintes até concretizar a compra.

Estas são as 4 etapas da jornada de compra do cliente:

Aprendizado: nesta etapa o cliente não tem consciência do problema que tem e nem mesmo de uma solução para ele.

Reconhecimento: o cliente nesta momento da jornada está adquirindo consciência sobre o problema que antes ele não percebia e vai em busca de mais informações sobre o problema em si e as possíveis soluções.

Consideração: nesta etapa o cliente já possui um nível de coinsciência elevado sobre o problema e as soluções, agora ele está considerando a solução que melhor resolve o seu problema

Decisão: o cliente tem total conhecimento sobre as opções de soluções e está decidido por uma que julgou, com base nas informações que recebeu, ser a melhor opção.

Tendo em vista estas quatro etapas, é possível traçar estratégias melhores e mais eficientes. Mas é necessário paciência e conscistência, pois para cada produto ou serviço existe também um tempo diferente de duração ma jornada de compra.

A Jornada de Compra pode ajudar meu negócio?

Com certeza! Todos os tipos de negócios podem se beneficiar deste conceito.

Com um nível de consciência melhor sobre os seu cliente e em que momento ele está, você tomará decisões de forma mais acertiva, poderá entregar informações relevantes para cada estágio da jornada de compra. Sempre com o mesmo objetivo de elevar o nível de consciência sobre o problema e solução, e aproveintando para apresentar sua melhor oferta para solucionar o problema ou desejo do cliente.

Com a jornada de compra do seu público bem mapeada, você terá mais chances de obter sucesso nas vendas.

Um vendedor ou consultor terá os argumentos corretos para cada momento em que o cliente esteja, podendo até mesmo em uma conversa elevar o nível de consciência dele até o ponto de ele não resistir e comprar sua solução.

Como falamos no marketing digital, você precisa aquecer o público ao ponto dele ficar muito interessado pela sua solução e desejar comprá-la.

Então, sim, a Jornada de Compra do Cliente será de grande ajuda para o seu negócio tanto físico quanto digital.

Compartilhe: